De volta ao velho Windows

Posted: April 11, 2012 in Apple, Softwares, Techonology, Windows
Tags: , , ,

Depois de mais de um ano ausente do blog e do meu velho notebook HP e o sempre complicado Windows, estou de volta!

Eu gosto de blogar… só que as vezes a preguiça me vence. Ou o World of Warcraft. Praticamente não desgrudo de lá. Ou a namorada. Mentira, eu não tenho uma. >.<

Finalmente, farmei uns silvers para comprar o HD para o meu notebook, que estava danificado há mais de um ano. E, como Windows e ‘aplicativo não respondendo’ fazem parte do mesmo service pack, não foi nada fácil reinstalar o sistema operacional em meu notebook.

Tudo começou com a busca do CD de instalação do S.O.. Fazia tanto tempo que – seja dita a verdade – eu tinha abandonado meu HP e todo o universo Windows, que achei incrível o leitor conseguir rodar um CD tão desgastado pelo tempo que ficou armazenado.

Bem, quem já formatou o seu próprio computador, sabe o quão chato e demorado é para deixar tudo ‘redondinho’, instalado e configurado. E, mal acostumado como estou – afinal, usando Mac OS por um ano, tudo fica simples e prático – foi uma dor de cabeça enorme deixar meu notebook como eu queria.

Após instalar e validar o SO, configurei todo o desempenho e o visual do sistema. Menu iniciar; menu de inicialização; configuração de rede; firewall; enfim, tudo. Depois, saí baixando tudo o que era necessário para o meu dia a dia da máquina. Eis a lista:

  • drives de áudio, vídeo, USB, quickbuttons(HP), placa WAN e touchpad;
  • plugin de surround para o Windows Media Player;
  • gadgets para gerenciamento de performance e ícones;
  • pacote de plugins CCCP;
  • otimizador de disco CCleaner;
  • desfragmentador Defragler;
  • p2p uTorrent;
  • descompactador WinRar;
  • reprodutor RealPlayer Plus;
  • navegador Safari;
  • plugin Flash Player para o Safari e Internet Explorer;
  • pacote Adobe (Reader, Air e Shockwave);
  • MSN Messenger e Mail;
  • os VoIP TeamSpeak, RaidCall, Ventrillo e Mumble;
  • World of Warcraft (claro, não podia faltar);
  • Steam;
  • antivirus McAfee;
  • e por último: pacote Office.

Uma lista e tanto, não é? Só não instalei o pacote Nero, porque ninguém hoje em dia precisa gravar CD. Tudo pendrive.

E foi depois de todos esses downloads, configurações, resets e otimização do sistema para as coisas instaladas, que tudo foi por água abaixo: o Windows Update não queria de forma alguma atualizar o sistema! Tudo o que ele fazia era: ‘O aplicativo não está respondendo.’ ou ‘O Windows Update não pode ser executado. Reinicie o sistema.’.
E não teve acordo! Tentei atualizar para o Service Pack 1 manualmente, mas encontrei outro problema: ‘O instalador não pode ser executado.’ E ponto. Não teve acordo. Ainda bem que eu não tinha baixado DirectX 11, Framework 3… aliás, só não fiz um ‘flipping table’ no notebook, porque ele fica na mesma mesa que o Mac! Mentira, eu amo os meus pcs. >.<

E aí, lá vou eu novamente, reinstalar o SO tudo de novo, e baixar todos os aplicativos, configurá-los… mas AGORA, EU ATUALIZEI essa droga primeiro, e por motivos de deixar qualquer técnico de informática com cara de poker face: funcionou normalmente.

Eu não sei… eu sou muito ranzinza com a Microsoft. Depois de aderir ao Mac, não quero outra coisa. Tudo muito simples, bonito e sem dor de cabeça.

É claro que, alguns de vcs leitores, devem ter lembrado de que com um cd Ghost, tudo ficaria mais simples, e tals. Isso é bem verdade, mas visto a grande variedade de problemas que o Windows apresenta, prefiro ter o trabalhão de fazer manualmente e evitar ao máximo estes problemas.

A própria HP tem um (um não, são QUATRO cds) cd de instalação do SO com todo o pacote necessário, mas além deste ainda ser um Windows Vista, ele instala também 14 softwares da HP para algumas tarefas do notebook. Tais softwares, são totalmente desnecessário. É quase 5GB de arquivos instalados a mais que pesam no HD, na inicialização do sistema, e na performance dele. Sem falar que a instalação desse pacote todo leva quase 4 horas! Um absurdo!

Enfim, foi este sofrimento que tive ao ressuscitar meu outro filho. Agora com o Windows de volta, vou voltar a blogar, e vou fazer alguns posts explicando as diferenças de usabilidade entre Windows e Macs, envolvendo coisas do meu dia a dia.

Espero que tenham gostado da minha volta!

Abraços, e até a próxima! o/

For the Horde!

Leave a comment