De uma forma simples e enxuta: o logotipo é a representação gráfica de uma empresa. Esta representação acompanha todos os produtos produzidos por esta, ‘assinando’ o produto manufaturado pela tal. Existem empresas que utilizam somente a representação gráfica para assinar seus produtos, tal como a Sony e a Coca-Cola o fazem, e existem aquelas que apresentam só logotipo, como a Nike e a Adidas.
Esta semana, dediquei meu tempo livro para desenvolver um logotipo único para o blog, para que todos os posts e prints tivessem nosso ‘carimbo‘, e que para quando nossos leitores o visualizarem em alguma mídia, se lembrem facilmente de nós; afinal, este é o objetivo de se ter um logotipo. Para tal, contei com a ajuda de de dois grandes amigos meu: do Ilustrador Bruno Mazoni, e das orientações do Gerente de Projetos André Gomes.
Abaixo segue os resutados conseguidos nesta empreitada, e como chegamos no resltado final.
Primeiro começamos com a idéia de um banner com o nome do blog.
Depois imaginamos este logo com um fundo branco.
Percebi em seguida, que minha template do blog não suportava banners. Logo começamos a trabalhar as siglas.
Achamos bacana o resultado, porém eu queria algo mais ousado, que fosse fácil de reconhecer por nossos leitores em qualquer lugar do mundo. E as idéias foram surgindo.
Neste momento, foi sugerido algo totalmente inovador: O becker de laboratório.
A idéia do becker foi muito bem aceita, porém em casa eu comecei a refletir sobre os logotipos, onde estes tem toda uma filosofia de vida, trabalho e influências. Foi aí que lembrei que o Dream Theater tinha uma certa arte com o seu logotipo também, o Majesty. Ao lançar o oitavo álbum da banda, estes fizeram uma arte onde um octal era divido como uma pizza, e dentro de cada pedaço havia um pouco da banda com os seus outros álbuns. Vc pode ver o resultado abaixo.
Além da art, o álbum também tem a música Octavarium com seus 8 passos. A idéia da banda foi tão longe, que fizeram uma adaptação para o seu logotipo Majesty, transformando este na tradicional placa de trânsito ‘Stop’.
Como sou músico desde criança e fã da banda, decidi prestar minha homenagem à banda e lembra-los em meu dia a dia com a tecnologia, inserindo também o Octavarium.
Sendo assim, foi oficializado o logotipo do blog, e daqui em diante todos os prints, posts e anúncios relacionados a nós, terá este selo/carimbo, com uma história e um significado muito além dos olhos de quem os vê.
Espero que vcs também pensem desta maneira ao criar o logotipo de vcs em seus projetos, pois este pode seguir com vcs pelo resto de suas vidas, sobrevivendo por gerações após a nossa.
Agradecimentos
Meus agradecimentos ao meu amigo e companheiro de longa data Bruno Mazoni, por sua eterna paciência ao desenvolver o logo nesta corrida semana.
Ele trabalha pela T7 Soluções em Marketing, e contatos profissionais podem ser realizados pelos contatos abaixo:
Bruno Mazoni
Ilustrador | T7 Soluções em Marketing
+55 11 6242.3993
bruno@t7.com.br
http://www.t7.com.br
Meus agradecimentos também ao meu grande amigo de infância, o emo André Gomes, por sempre fazer o papel de ‘orientador’ e me manter no caminho certo da Tecnologia Informação.
Ele é Gerente de Projetos certificado CAPM da PMP e Project. Trabalha pelo Bradesco há muito tempo, e mantém o blog http://brainstordeti.wordpress.com , no qual eu recomendo para todos aqueles que buscam um conhecimento vasto e aprofundado na área de Tecnologia da Informação.
André Martins
Gerente de Projetos | Licenciado CAPM e Project
http://brainstormdeti.wordpress.com
Abraços galera, e até o próximo post!
;)
Agora só falta postar mais artigos pra combinar com o logo novo! hauhaua