Logotipo – A imagem que vale mil palavras

Posted: March 4, 2011 in Off Topic
Tags: , , , , , , ,

De uma forma simples e enxuta: o logotipo é a representação gráfica de uma empresa. Esta representação acompanha todos os produtos produzidos por esta, ‘assinando’ o produto manufaturado pela tal. Existem empresas que utilizam somente a representação gráfica para assinar seus produtos, tal como a Sony e a Coca-Cola o fazem, e existem aquelas que apresentam só logotipo, como a Nike e a Adidas.

Esta semana, dediquei meu tempo livro para desenvolver um logotipo único para o blog, para que todos os posts e prints tivessem nosso ‘carimbo‘, e que para quando nossos leitores o visualizarem em alguma mídia, se lembrem facilmente de nós; afinal, este é o objetivo de se ter um logotipo. Para tal, contei com a ajuda de de dois grandes amigos meu: do Ilustrador Bruno Mazoni, e das orientações do Gerente de Projetos André Gomes.

Abaixo segue os resutados conseguidos nesta empreitada, e como chegamos no resltado final.

Primeiro começamos com a idéia de um banner com o nome do blog.

Logotipo Blog

Logotipo Blog

Logotipo Blog

Logotipo Blog

Depois imaginamos este logo com um fundo branco.

Logotipo Blog

Logotipo Blog

Percebi em seguida, que minha template do blog não suportava banners. Logo começamos a trabalhar as siglas.

Logotipo Blog

Logotipo Blog

Achamos bacana o resultado, porém eu queria algo mais ousado, que fosse fácil de reconhecer por nossos leitores em qualquer lugar do mundo. E as idéias foram surgindo.

Logotipo Blog

Logotipo Blog

Neste momento, foi sugerido algo totalmente inovador: O becker de laboratório.

Logotipo Blog

Logotipo Blog

A idéia do becker foi muito bem aceita, porém em casa eu comecei a refletir sobre os logotipos, onde estes tem toda uma filosofia de vida, trabalho e influências. Foi aí que lembrei que o Dream Theater tinha uma certa arte com o seu logotipo também, o Majesty. Ao lançar o oitavo álbum da banda, estes fizeram uma arte onde um octal era divido como uma pizza, e dentro de cada pedaço havia um pouco da banda com os seus outros álbuns.  Vc pode ver o resultado abaixo.

Octavarium Dream Theater

Octavarium Dream Theater

Além da art, o álbum também tem a música Octavarium com seus 8 passos. A idéia da banda foi tão longe, que fizeram uma adaptação para o seu logotipo Majesty, transformando este na tradicional placa de trânsito ‘Stop’.

Octavarium Dream Theater

Octavarium Dream Theater

Como sou músico desde criança e fã da banda, decidi prestar minha homenagem à banda e lembra-los em meu dia a dia com a tecnologia, inserindo também o Octavarium.

Logotipo Blog

Logotipo Blog

Sendo assim, foi oficializado o logotipo do blog, e daqui em diante todos os prints, posts e anúncios relacionados a nós, terá este selo/carimbo, com uma história e um significado muito além dos olhos de quem os vê.

Espero que vcs também pensem desta maneira ao criar o logotipo de vcs em seus projetos, pois este pode seguir com vcs pelo resto de suas vidas, sobrevivendo por gerações após a nossa.

Agradecimentos

Meus agradecimentos ao meu amigo e companheiro de longa data Bruno Mazoni, por sua eterna paciência ao desenvolver o logo nesta corrida semana.
Ele trabalha pela T7 Soluções em Marketing, e contatos profissionais podem ser realizados pelos contatos abaixo:

Bruno Mazoni
Ilustrador | T7 Soluções em Marketing
+55 11 6242.3993
bruno@t7.com.br
http://www.t7.com.br

Meus agradecimentos também ao meu grande amigo de infância, o emo André Gomes, por sempre fazer o papel de ‘orientador’ e me manter no caminho certo da Tecnologia Informação.
Ele é Gerente de Projetos certificado CAPM da PMP e Project. Trabalha pelo Bradesco há muito tempo, e mantém o blog http://brainstordeti.wordpress.com , no qual eu recomendo para todos aqueles que buscam um conhecimento vasto e aprofundado na área de Tecnologia da Informação.

André Martins
Gerente de Projetos | Licenciado CAPM e Project
http://brainstormdeti.wordpress.com

Abraços galera, e até o próximo post!
;)

Comments
  1. Agora só falta postar mais artigos pra combinar com o logo novo! hauhaua

Leave a comment